Mais cem militares de organizações militares subordinadas ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) completaram o curso de combate a incêndios florestais com brigadistas do Prevfogo – Ibama. As aulas, teóricas e práticas, foram realizadas de 16 a 20 de agosto, na Área de Adestramento do Rabicho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Essa foi a segunda edição do curso e o Com6ºDN conta, a partir de agora, com 245 militares aptos a atuar em apoio aos trabalhos contra as queimadas no Pantanal.

Durante o curso, os militares aprenderam a utilizar equipamentos motorizados e manuais, ferramentas cortantes e raspantes; a fazer uso correto de Equipamento de Proteção Individual e as atribuições de cada um durante as atividades, inclusive de comando. Entre as diferentes técnicas e métodos ensinados pelos brigadistas, destacam-se abertura de aceiros e linhas de defesa. Eles presenciaram, ainda, demonstrações sobre o comportamento do fogo, conhecimento fundamental para um combate eficiente, eficaz e seguro.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).