Uma noite de magia e cultura. A Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) encantou o público, nessa segunda-feira (12), no Teatro POUPEX, na capital federal, com um concerto especial em alusão ao aniversário de 59 anos do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR) e da Base Aérea de Brasília (BABR) e do 1º ano da OSFAB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento foi prestigiado pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo, pelo Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, pelo Presidente da Fundação Habitacional do Exército (POUPEX), General de Exército Araken de Albuquerque, além de Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, entre outras autoridades civis e militares convidadas.i22121311312707796

O Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, destacou que o evento coroou as festividades do aniversário do VI COMAR, da BABR e da OSFAB. “Há 59 anos, estamos aqui no Planalto Central, praticamente desde os primórdios da capital federal com a presença da Aeronáutica. Hoje, neste evento, a Força Aérea mostra avião e cultura, com música clássica, música popular, terminando a apresentação com a belíssima música nordestina”, comemorou.

i22121311312406402

Com um repertório versátil, o concerto iniciou com a participação do pianista Fernando Calixto, Doutor com Excelência em Piano Performance, e contou também com o Hino dos Aviadores, composição de Armando Serra de Menezes e João Nascimento; “Libertas Brasil”, Fantasia sobre o “Hino da Independência do Brasil”,  de Malcolm Forest e D. Pedro I; além de peças compostas por Pyotr I. Tchaikovsky, Ludwig van  Beethoven, Antonio Vivaldi e, ainda, trilhas de cinema dos filmes Piratas do Caribe, Star Wars e Top Gun: Maverick.

OSFAB

Formada por um grupo musical versátil e pioneiro nas Forças Armadas do nosso País, a OSFAB é a primeira e única orquestra das Forças Armadas Brasileiras e é composta por 125 militares, que têm como missão principal realizar apresentações musicais, em âmbito nacional e internacional, para difundir a imagem institucional da FAB.i22121311322703606

Segundo o Regente da OSFAB, Tenente Especialista em Música Paulo César Ramos Rezende, a música é vital nas Forças Armadas. “A OSFAB há um ano dedica-se à difusão tanto da música militar (como um meio de comunicação que imprime disciplina às marchas e motiva a tropa) como da música de concerto (que desperta sensibilidade e memória afetiva e toca a alma de plateias em concertos públicos). “Além disso, atuamos na integração da Força Aérea com a comunidade em geral, produzindo concertos sinfônicos e populares e apresentações diversas com o objetivo de causar impressões positivas e duradouras da FAB nos corações e nas mentes de seus públicos”, ressaltou o Tenente Rezende.

i22121311312409196Confira aqui como foi a cerimônia musical.

Fotos: Suboficial Nery e Sargento P. Silva (CECOMSAER)

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).