Estão abertas 10 vagas para mestrado em Acústica Submarina.

O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), uma renomada instituição ligada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), localizada em Arraial do Cabo (RJ), está com inscrições abertas para o mestrado em Acústica Submarina. São 10 vagas disponíveis para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos e contribuir para a ciência e tecnologia nacionais.

Quem Pode Se Inscrever?

Se você é graduado nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Náuticas e Navais, essa é a sua chance de se especializar em uma das três linhas de pesquisa do programa: “Comunicação e Redes de Sensores Submarinos”, “Monitoramento Ambiental Submarino” e “Propagação de Energia no Oceano”. O mestrado é uma excelente oportunidade para quem busca inovação e deseja atuar na vanguarda da pesquisa marinha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Como Participar?

De acordo com o Edital 2024, as inscrições estão abertas até o dia 30 de novembro e podem ser feitas diretamente no site do IEAPM. O processo seletivo inclui análise documental, prova de conhecimentos e entrevista. As aulas têm previsão de início em abril de 2024. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato diretamente com a Secretaria do PPGAS.

IEAPM: Excelência em Ciência e Tecnologia Marinha

O IEAPM não é apenas uma instituição de ensino, mas um marco na Ciência e Tecnologia marinha do Brasil. Com a missão de ampliar áreas estratégicas relacionadas às ciências do mar, o instituto trabalha pela preservação do meio ambiente marinho e pela exploração sustentável dos recursos. Ao optar pelo mestrado no IEAPM, o aluno não apenas adquire conhecimento de ponta, mas também contribui para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).