O Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva – “Batalhão Forte Príncipe da Beira” realizou a Operação Curaretinga I entre os dias 27 a 31 de março de 2023. A atividade foi realizada na Terra Indígena Karipuna, no Distrito de Nova Dimensão/RO e áreas adjacentes. O principal objetivo da operação é reprimir e combater os crimes transfronteiriços e ambientais. A Operação Ágata, da qual a Operação Curaretinga I faz parte, tem como enfoque principal a repressão e combate a esses crimes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Operação Interagências

339687703 1281502462435058 4898074801305106681 n

A Operação Curaretinga I foi realizada em um ambiente Interagências. O objetivo era potencializar as ações e atingir o Efeito Final Desejado. Durante a operação, o General de Brigada Flávio Moreira Mathias, Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, e oficiais do seu Estado-Maior estiveram presentes. Além disso, a jornalista portuguesa Christiana Martins e o cinegrafista José Silva, do Jornal Expresso e Emissora de Televisão SIC, também acompanharam a operação.

Selva, os melhores da fronteira

339495978 1760128264381954 4929685080764207977 n

O lema “Somos os melhores da fronteira. Selva!” foi adotado pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva – “Batalhão Forte Príncipe da Beira”. A operação realizada na Terra Indígena Karipuna é mais uma prova do compromisso do exército brasileiro em combater os crimes transfronteiriços e ambientais. A repressão e o combate a esses crimes são essenciais para a proteção da população e do meio ambiente.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).