Na manhã do dia 9 de julho, a Marinha do Brasil (MB) e a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) atuaram juntas em uma operação contra o narcotráfico, no litoral do município de Fortaleza, Ceará. A operação foi iniciada após uma denúncia anônima e resultou na apreensão de papelotes contendo oitocentas gramas de maconha e cocaína, além da quantia de R$ 1.750,00.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Detalhes da Operação

Snapinsta.app 358646151 18083199025365558 2337621429054944221 n 1080

Na missão, foi empregada uma equipe de Inspeção Naval e a embarcação de casco semirrígido “Mucuripe” da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE). Além disso, militares do 8º Batalhão da PMCE também participaram da ação. A embarcação suspeita, uma pequena pesqueira, encontrava-se ancorada na praia dos botes, sem tripulantes a bordo.

Cooperação entre Órgãos Governamentais

As organizações militares da MB têm colaborado vigorosamente em operações interagências e no atendimento a pedidos de cooperação de órgãos governamentais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, o Departamento de Polícia Federal e a Secretaria da Receita Federal.

A Importância das Operações Interagências

Snapinsta.app 359198659 18083199028365558 1630118998874766367 n 1080

Para o Capitão dos Portos do Ceará, Capitão de Mar e Guerra Anderson Pessoa Valença, as operações interagências são de suma importância para a proteção marítima brasileira. Além de otimizar a utilização dos meios, elas aumentam a efetividade dos resultados e fortalecem a prevenção, controle, fiscalização e repressão a ilícitos como pirataria, roubo, sabotagem, contrabando, pesca ilegal, tráfico de drogas e de seres humanos e crimes ambientais. “Unindo esforços conseguimos, com maior efetividade, fazer cumprir as leis e regulamentos nas águas jurisdicionais brasileiras”, afirma o capitão.

A operação conjunta entre a Marinha do Brasil e a Polícia Militar do Ceará exemplifica a efetividade da colaboração entre diferentes órgãos na luta contra o narcotráfico. O sucesso dessa ação reforça o compromisso de ambas as instituições em proteger a sociedade e manter a ordem pública, combatendo incansavelmente o tráfico de drogas e outros crimes marítimos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).