No dia 4 de março, a Organização das Nações Unidas (ONU) alcançou um acordo para conservação e uso sustentável da diversidade biológica marinha em áreas fora das jurisdições dos países. O “Tratado do Alto-Mar” visa proteger 30% dos oceanos e contribuir para um oceano mais saudável, resiliente e produtivo, segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres. A iniciativa faz parte da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” e pretende proteger um terço da biodiversidade mundial até 2030.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Amazônia Azul e a contribuição do mar para a economia brasileira

A Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) estima que o mar gere R$ 2 trilhões por ano ao Brasil, representando 19% do Produto Interno Bruto (PIB). A Amazônia Azul é fonte de alimento, energia e recursos minerais e desempenha um papel crucial no comércio exterior. Em 2022, o setor portuário movimentou mais de 1,2 bilhão de toneladas, a segunda maior movimentação da história portuária brasileira.

Baía de Todos os Santos e o potencial econômico da região

foto salvador capa

Em 7 de março, a Academia de Engenharia da Bahia realizou uma série de palestras sobre a Baía de Todos os Santos na Economia do Mar do Brasil. O evento destacou as oportunidades econômicas ligadas ao mar na região, como turismo, transporte marítimo, pesca, marinas e esportes náuticos. O Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, Comandante do 2° Distrito Naval, ressaltou a contribuição da Marinha do Brasil para o desenvolvimento da Economia do Mar e a importância do mar como impulsionador da economia dos países litorâneos.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).