De acordo com a Lei no 7.573/86, de 23 de dezembro de 1986, a Marinha do Brasil, enquanto Autoridade Marítima Brasileira (AMB), é responsável pelo Sistema de Ensino Profissional Marítimo (SEPM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os cursos do EPM permitem a capacitação em áreas técnicas e correlatas necessárias para que a Economia do Mar Brasileira se desenvolva de forma robusta e efetiva. Para tal, os 70 Órgãos de Execução do SEPM (CIAGA, CIABA, Capitanias, Delegacias e Agências), formam e aperfeiçoam anualmente cerca de 20.000 aquaviários, portuários e profissionais de outros setores da comunidade marítima nos cursos dos Programas de Ensino Profissional Marítimo (PREPOM).

Desse modo, o EPM se constitui no principal instrumento de geração de Mentalidade Marítima, transmitindo de forma eficaz os valores da nossa Marinha e a importância do Poder Marítimo à sociedade brasileira.

Ressalta-se, também, as ações da AMB em cooperação com o Setor de Ciência e Tecnologia da Marinha, por intermédio do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) para o desenvolvimento de novos simuladores, de modo que os egressos estejam prontos a atuar no mercado de trabalho detendo o conhecimento necessário sobre os mais modernos conceitos de navegação como por exemplo o “e-navigation”.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).