NRP “Setúbal” (primeiro plano) em operação com navios de outras Marinhas europeias

No período de 16 de abril a 30 de maio, o Capitão-Tenente Alison Barreto de Oliveira, que serve no Navio-Patrulha Oceânico “Apa”, realizou intercâmbio a bordo do Navio-Patrulha Oceânico NRP “Setúbal”, da Marinha Portuguesa.

O intercâmbio permitiu ao oficial participar da “Iniciativa Mar Aberto” realizada pela Marinha Portuguesa na área marítima do Golfo da Guiné, materializada por diversas ações, entre elas: participação no exercício Obangame Express 2021; apoio logístico ao NRP “Zaire”, navio português sediado em São Tomé e Príncipe; projeto Presença Marítima Coordenada da União Europeia (UE), no qual navios das Marinhas da UE realizam patrulhas conjuntas e treinamento na costa africana; e ação de presença em Angola, São Tomé e Príncipe, Nigéria, Costa do Marfim e Cabo Verde.

A participação do oficial brasileiro a bordo do NRP “Setubal” permitiu, além do estreitamento dos tradicionais laços de amizade entre as Marinha, incrementar a cooperação e a troca de conhecimentos operacionais, sendo potente ferramenta de capacitação e atualização.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui