Em 16 de maio, o Capitão de Artilharia Gabriel Esper Neto concluiu o Curso Avançado de Artilharia de Campanha, realizado no Centro de Instrução de Artilharia de Campanha (Pusdik Armed) do Exército da Indonésia, em Cimahi, Java Ocidental. A cerimônia de conclusão do curso foi presidida pelo General Yudhy Chandra Jaya, Comandante da Artilharia do Exército da Indonésia.

Detalhes do Curso

O curso teve como objetivo aperfeiçoar os oficiais da Artilharia do Exército da Indonésia e de nações aliadas. A duração do curso foi de cinco meses e foi realizado completamente em indonésio. Como preparação, o Capitão Esper frequentou um curso da língua local por dois meses antes do início do curso avançado. Ele é o terceiro militar brasileiro a concluir o aperfeiçoamento no Pusdik Armed.

Participação do Adido do Exército Brasileiro

Na cerimônia de conclusão do curso, o Adido do Exército Brasileiro na República da Indonésia participou do evento e entregou brindes ao capitão destaque do Exército Indonésio. Também foram oferecidos brindes ao Comando da Escola de Artilharia, em agradecimento ao apoio e em reconhecimento dos laços de amizade e cooperação entre os dois exércitos ao longo dos últimos anos.

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).