No dia 7 de agosto, o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana foi palco de um evento significativo: a abertura do XIV Encontro do Sistema Cultural do Exército Brasileiro (XIV ESisCEx). Organizado pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), o encontro deste ano tem como foco o “Patrimônio Imaterial do Exército Brasileiro”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivos e Participantes de Destaque

O XIV ESisCEx busca, através do Sistema Cultural do Exército Brasileiro, disseminar ideias, estratégias e planos que visam preservar a imagem da Força Terrestre na sociedade. Além disso, o evento enfatiza a importância da preservação e divulgação do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, que reflete suas raízes, valores e tradições militares. Este ano, o encontro conta com a presença de palestrantes renomados de instituições como a Fundação Getúlio Vargas, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) e o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).

Presenças Notáveis e Atividades do Evento

Snapinsta.app 365441105 827813032336824 7202689027155132444 n 1080

A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades militares e civis, incluindo o General de Exército Richard Fernandez Nunes e o Vice-Almirante José Carlos Mathias. O evento, que se estende até o dia 10 de agosto, promete ser repleto de atividades enriquecedoras, como palestras, mesas de debates e visitas técnicas. Para aqueles interessados em acompanhar de perto, todas as informações e atualizações estão disponíveis na página da DPHCEx.

Preservando a Memória de Nossos Heróis

Além de todas as atividades, o encontro também presta homenagem aos “200 anos do Tenente Antonio João: Herói da Epopeia de Dourados”. É uma lembrança de que a história e cultura do Brasil estão intrinsecamente ligadas às bravas ações de seus heróis.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).