A NUCLEP é um dos elos mais importantes para o sucesso do PROSUB. Empresa estatal brasileira, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a NUCLEP tem realizado grandes avanços no projeto de construção do primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro. A empresa recentemente anunciou progressos no desenvolvimento da seção de qualificação e do protótipo em tamanho real do submarino “Álvaro Alberto”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O PROSUB é um projeto ambicioso para o Brasil, que visa a construção do primeiro submarino de propulsão nuclear desenvolvido e construído no país. Além de avanços no campo de defesa, o projeto representa ganhos técnicos e científicos, com o domínio de processos e tecnologias que poderão ser aplicados em outras áreas, como a medicina nuclear. Para alcançar esse objetivo, o Brasil estabeleceu uma parceria estratégica com a França, que está transferindo conhecimento e capacitação técnica para a construção de estruturas navais para o futuro submarino nuclear.

O projeto inclui a construção de quatro submarinos convencionais da Classe Riachuelo, baseados no submarino francês Scorpène, dos quais um já foi entregue para operação e os demais estão em fase de testes e finalização; e um submarino de propulsão nuclear, “Álvaro Alberto”.

Além das ações diretas com o PROSUB, a NUCLEP, como única empresa nacional capacitada na construção de equipamentos nucleares no País, participa também da construção de alguns equipamentos que compõem o Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (LABGENE), que será utilizado para validar as condições de projeto e ensaiar todas as condições de operação possíveis para uma planta de propulsão nuclear e que também são primordiais ao desenvolvimento do submarino nuclear brasileiro.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).