Hoje, temos a satisfação de parabenizar a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) Brasil pelo transcurso de seu 44º Aniversário.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao celebrarmos essa data, relembramos a relevante história da instituição, desde a sua criação em 27 de julho de 1979, durante a 1ª Convenção Nacional das Sociedades Amigos da Marinha. Na ocasião, as entidades regionais decidiram criar uma organização que as representasse nacionalmente. A sessão foi presidida pelo então Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, que vislumbrou a importância de estabelecer vínculos, cada vez mais fortes, com os cidadãos.

Ao longo dos seus 44 anos, a SOAMAR tem se destacado por contribuir para a disseminação da mentalidade marítima, conscientizando a sociedade civil sobre a importância do mar para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Por meio de iniciativas, como palestras, seminários, cerimônias e parcerias com representantes de diferentes segmentos sociais, essa distinta instituição tem empregado esforços para propagar o conceito da Economia Azul.

Com a coordenação de 63 unidades regionais pelo país – além da representação em Portugal – a SOAMAR segue ampliando a sua atuação. Suas ações têm sido fundamentais  para perpetuar a cultura do mar junto às novas gerações, garantindo a continuidade deste importante trabalho para o futuro e fortalecendo as iniciativas do presente.

O Centro de Comunicação Social da Marinha reafirma seu compromisso em atuar com a SOAMAR, em busca do fortalecimento de uma mentalidade marítima efetiva, convidando todos os brasileiros a voltarem o olhar para as riquezas do mar e para a inadiável necessidade que temos de protegê-las. Nossas felicitações e votos de continuado sucesso à SOAMAR Brasil!

Brasileiros, rumo ao mar!

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).