Em setembro de 2023, a Marinha do Brasil, em parceria com o Ministério do Turismo, lançou o aplicativo NAVSEG, uma ferramenta inovadora que promete transformar a experiência de navegação em território brasileiro. Disponível para sistemas Android e iOS, o NAVSEG oferece praticidade e segurança para condutores e passageiros, marcando um ponto de virada na gestão da navegação marítima no país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Monitoramento Eficiente e Seguro

navseg foto2
Entrevista coletiva no lançamento do NAVSEG, em 13 de setembro de 2023 – Imagem: Marinha do Brasil

O Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, Diretor de Portos e Costas, destacou a importância do NAVSEG para o incremento da segurança na navegação. O aplicativo permite que a Autoridade Marítima monitore em tempo real o trajeto das embarcações, desde a partida até o destino. Isso é feito através do envio de dados da embarcação pelo celular do condutor, que são transmitidos a cada 15 minutos para os núcleos de monitoramento da Marinha. Este sistema representa um avanço significativo, pois facilita a identificação e localização de embarcações em perigo, agilizando o processo de socorro e salvamento.

Simplificação de Procedimentos e Alcance Notável

navseg foto1

Desde seu lançamento, o NAVSEG já foi adotado por mais de 8 mil usuários, abrangendo condutores de embarcações de pequeno e médio portes, tanto para fins de pesca e turismo náutico quanto para transporte de passageiros e cargas. A ferramenta simplificou procedimentos antes burocráticos, como a emissão do “Aviso de Saída”. Agora, os navegadores podem informar os dados da viagem diretamente no aplicativo, eliminando a necessidade de deslocamento físico para entregar o formulário em Iate Clubes ou Capitanias.

Perspectivas Futuras

O Almirante Salgueirinho, na ocasião do lançamento, já antecipava o potencial do NAVSEG para aprimorar a segurança na navegação. Esta iniciativa reforça o compromisso da Marinha do Brasil com a inovação tecnológica, alinhada à segurança e eficiência. O NAVSEG não é apenas um aplicativo, mas uma ferramenta estratégica que representa um salto qualitativo na forma como o Brasil gerencia sua vasta malha navegável, contribuindo significativamente para a salvaguarda da vida humana no mar.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).