Na primeira quinzena de outubro, o Comando do 8º Distrito Naval, em uma iniciativa conjunta com a Capelania Militar Nossa Senhora Stella Maris e o Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro em São Paulo, organizou uma peregrinação Ciclo Turística Esportiva memorável. O destino? Nada menos que o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, um dos locais mais simbólicos da fé católica no Brasil. A peregrinação foi realizada em honra à Padroeira do Brasil, envolvendo uma jornada de fé e desafio físico.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

BRIOSA Bikers: Uma Jornada Inspirada no Caminho de Santiago

foto

O grupo BRIOSA Bikers, composto por militares, dependentes, funcionários civis e amigos da Marinha, embarcou em uma aventura inesquecível. Inspirados no famoso Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, eles percorreram cerca de 310 quilômetros, atravessando 17 cidades nos estados de São Paulo e Minas Gerais. A rota escolhida este ano, o Caminho da Fé, é um testemunho da evolução do grupo, que desde 2019 tem realizado peregrinações anuais, anteriormente pela Rota da Luz, de Mogi das Cruzes a Aparecida.

Comemoração de Aniversários e Reforço da Fé

Esta jornada especial marcou o aniversário de 20 anos do Caminho da Fé e o 10º aniversário do grupo BRIOSA Bikers. Mais do que um desafio físico, a peregrinação representa um ato de fé e um meio de fortalecer a qualidade de vida da Família Naval. O percurso, repleto de simbolismo e beleza natural, proporcionou aos participantes uma experiência única de introspecção, comunhão e celebração.

Fortalecimento da Comunidade e Valores Navais

A iniciativa simboliza não apenas o compromisso da Marinha do Brasil com a saúde física e espiritual de seus membros, mas também reforça os laços comunitários. A peregrinação Ciclo Turística Esportiva vai além da atividade física; ela celebra a união, a determinação e a fé, valores profundamente enraizados na cultura naval e na identidade brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).