Os Navios-Varredores (NV) Atalaia e Araçatuba, vinculados ao Comando da Força de Minagem e Varredura (ComForMinVar), conduziram um exercício de Light Line na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador (BA), no dia 31 de julho. Este exercício de alta precisão é uma prática vital para o sucesso de muitas operações de navios da Marinha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Propósito do Exercício

O objetivo principal do exercício era treinar os oficiais de manobra dos navios na aproximação e manutenção da posição a contrabordo, além de preparar a tripulação para as manobras de Transferência de Carga Leve, Transferência de Carga Pesada e Transferência de Óleo no Mar. Estes treinamentos são essenciais para assegurar a eficiência e segurança nas operações marítimas.

Integração com a Comissão VARREDEX VI

O exercício foi parte da Comissão VARREDEX VI, na qual a tripulação recebeu treinamento em Operações de Contramedidas de Minagem. Este adestramento visa capacitar os marinheiros a responderem eficazmente a situações que envolvam minas marítimas, aumentando a segurança e eficácia de suas operações.

Durante a Comissão VARREDEX VI, também foram realizados exercícios de varredura mecânica dupla, lançamento e recolhimento do boias de demarcação de canal varrido, guiagem, fundeio de precisão e manobras táticas. Tais treinamentos buscam preparar os marinheiros para uma variedade de situações, melhorando a eficácia de suas operações e, por conseguinte, contribuindo para a segurança marítima.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).