blank

Google News

A Omnisys, subsidiária da Thales no Brasil e parceira estratégica das Forças Armadas brasileiras, recebeu a aprovação dos testes de aceitação em campo e termo de recebimento definitivo para o fornecimento do Sistema Transportável para Rastreio de Engenhos em Voo (STREV) para o Exército Brasileiro. Esta avançada instrumentação para campos de rastreio é empregada na avaliação de desempenho de foguetes, mísseis e outros engenhos e, a partir de março, apoiará missões militares em diferentes campos do país.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

O contrato foi assinado em maio de 2019 e todo o sistema contou com desenvolvimento de tecnologia nacional. O STREV foi desenvolvido e fabricado pelo corpo de engenheiros e técnicos da Omnisys, localizada em São Bernardo do Campo (SP) e foram realizados testes ao longo de 2021, incluindo atividades no Comando de Aviação do Exército (CavEX), em Taubaté (SP), no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), no Rio de Janeiro (RJ), no Centro de Instruções de Formosa (GO) assim como no Campo de Provas Brigadeiro Veloso (PA).

De acordo com Luiz Henriques, CEO da Omnisys, o projeto foi de extrema complexidade, por ser o primeiro sistema em formato transportável já criado pela companhia. “Este é um marco sem precedentes para a Omnisys. Envolvemos dezenas de profissionais de diferentes perfis e competências para que fosse possível atingir nosso objetivo dentro do prazo e com a qualidade requerida”, destaca.

blank

O bom desempenho e a grande mobilidade do STREV foram comprovados durante a campanha de aceitação nos diferentes campos de prova tendo seu Termo de Aceite Definitivo emitido pelo Exército, fato que confirma o pleno atendimento do sistema aos requisitos estabelecidos. O contrato tem ainda vigência até abril de 2024 e, até lá, a Omnisys segue apoiando com atividades de manutenção e operações assistidas.

blank

A Omnisys é líder em instrumentação de campos de testes e principal fornecedora dos centros de lançamento das Forças Armadas brasileiras, contando com recursos, expertise e capacidade para desenvolver localmente esse tipo de tecnologia para o Brasil e para o mundo – a Omnisys também exporta sistemas de rastreio. Para se manter na liderança, nos últimos seis anos foram investidos mais de 6,2 milhões de euros na expansão do seu espaço físico, em São Bernardo do Campo (SP), em transferência de tecnologia e inovação.