Grupo de Escoteiros “Morvan Figueiredo”, sediados em Santos, durante visita guiada ao Navio-Veleiro

O Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” visitou, entre os dias 5 e 7 de outubro, a cidade de Santos (SP), situada na área de jurisdição do 8º Distrito Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a estada no porto, o navio esteve aberto à visitação pública, recebendo mais de 3 mil pessoas. Foram realizadas, também, visitas guiadas com a participação da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) de Santos, das Voluntárias Cisne Branco, de Grupos de Escoteiros do Mar, alunos do Projeto “Navega São Paulo” – que acolhe crianças e jovens em situação de risco e os insere nos esportes náuticos -, alunos do Instituto Padrão Militar de São Bernardo do Campo, alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo e de membros da Família Naval. As visitas contribuíram para desenvolver a Mentalidade Marítima e ampliar conhecimentos sobre as atividades marinheiras praticadas no NVe “Cisne Branco”.

cpsp alunos do profesp visitam o nve cisne branco
Alunos e instrutores do Programa Forças do Esporte visitam NVe “Cisne Branco” atracado no Cais da Marinha em Santos

O navio encontra-se em comissão desde fevereiro de 2022 em alusão a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, tendo realizado visitas a portos nacionais e internacionais, fortalecendo os laços históricos de amizade com os países irmãos e despertando os sentimentos de cidadania e de patriotismo nos brasileiros que prestigiam sua presença nos portos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).