A Marinha do Brasil, em uma iniciativa pioneira, sediou a primeira edição dos Jogos Estudantis Digitais (JEDIS) no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes. Este evento, ocorrido entre 13 e 14 de novembro, foi organizado pela Confederação Brasileira de Games e E-sports em parceria com a Associação Moriá. Cerca de 1.500 crianças e adolescentes, beneficiários do Programa Forças no Esporte (PROFESP), participaram ativamente dos jogos, marcando um momento histórico na integração entre tecnologia, educação e inclusão social.

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Educação e Tecnologia: Uma Combinação Poderosa

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O evento proporcionou aos jovens uma oportunidade única de ampliar seu entendimento sobre os jogos eletrônicos, não apenas como entretenimento, mas também como uma ferramenta educacional valiosa. Os cursos de extensão oferecidos durante o evento permitiram uma aprendizagem inovadora e interativa, abrindo portas para o conhecimento de carreiras potenciais no crescente campo dos ambientes virtuais e digitais.

Esporte Digital como Ferramenta de Inclusão Social

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O Almirante de Esquadra (Fuzileiro Naval) Carlos Chagas Vianna Braga, Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, destacou a importância do esporte digital como um instrumento de inclusão e integração social. A iniciativa permitiu que jovens, muitas vezes sem acesso a recursos tecnológicos avançados, pudessem participar de um evento de alta qualidade, marcando um dia significativo na história da inclusão social no Brasil.

PROFESP: Promovendo a Inclusão Através do Esporte

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Desenvolvido pelo Ministério da Defesa com apoio das Forças Armadas, o PROFESP é um programa que visa promover a inclusão social por meio da prática de atividades esportivas. Atendendo jovens entre 6 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social, o programa está presente em aproximadamente 140 localidades. As organizações militares envolvidas disponibilizam infraestrutura e logística, reforçando o compromisso das Forças Armadas com o desenvolvimento social e a educação da juventude brasileira.

Um Passo à Frente na Educação e Inclusão

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A realização dos Jogos Estudantis Digitais pela Marinha do Brasil é um marco na intersecção entre tecnologia, educação e inclusão social. Este evento não apenas proporcionou uma experiência educacional única para os jovens participantes, mas também reforçou o papel vital das Forças Armadas na promoção da inclusão social e no apoio ao desenvolvimento integral da juventude brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).