NPa “Gravataí” em ação de presença na região de Abrolhos

O Navio-Patrulha (NPa) “Gravataí”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (ComGptPatNavL), realizou ações de inspeção naval na região de Abrolhos (BA), nos dias 21 e 22 de novembro, com o objetivo de monitorar o tráfego marítimo e atuar no combate à pesca ilegal, após a retomada das atividades turísticas e de mergulho no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o navio realizou ação de presença nas proximidades do arquipélago costeiro. Os militares do navio também orientaram os tripulantes das embarcações sobre as medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus. A ação de conscientização da comunidade marítima ocorreu por meio de verificação de temperatura, distribuição de máscaras e panfletos contendo recomendações de segurança.

Em proveito da inspeção naval, os meios subordinados ao ComGptPatNavL vêm promovendo, desde março, ações que intensificam a campanha de conscientização em áreas de difícil acesso. Além de contribuir para o cumprimento das leis e regulamentos atinentes às Águas Jurisdicionais Brasileiras, as ações demonstram o compromisso de contribuir para a proteção da riqueza de recursos naturais e biodiversidades contidas na Amazônia Azul.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).