Nos dias 19 e 20 de junho, o Navio-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares” tornou-se um ponto de auxílio vital para 73 indígenas que, a bordo de pequenas embarcações ribeirinhas, buscavam cuidados médicos. A operação ocorreu durante o controle da área fluvial, conduzida pelo Grupo-Tarefa Ribeirinho, que é responsável pelo monitoramento do fluxo de embarcações e o esclarecimento da população na foz do rio Catrimani.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cuidados Além do Esperado

A equipe do navio avaliou o estado geral de saúde dos indígenas, forneceu água, outros suprimentos e doou coletes salva-vidas, promovendo a segurança durante as travessias em embarcações ribeirinhas. Durante essa operação de Assistência Hospitalar (ASSHOP) não programada, famílias inteiras, compostas por mulheres, crianças e idosos, que habitam a região do Baixo Catrimani, puderam ser atendidas.

O Grupo-Tarefa Ribeirinho e a Operação “Ágata Fronteira Norte”

O Grupo-Tarefa Ribeirinho é parte da Força Naval Componente, que atua em Roraima, sob a coordenação do Comando Conjunto da Operação “Ágata Fronteira Norte”, vinculado ao Ministério da Defesa. A operação em curso tem entre seus vetores a prestação de assistência humanitária aos indígenas.

Compromisso das Forças Armadas com a População Brasileira

Ações como essa reafirmam o compromisso das Forças Armadas em contribuir com o bem-estar da população brasileira. Este é um exemplo que ilustra a importância de ter uma força de segurança capaz de estar presente em todo o território nacional, pronta para ajudar onde quer que seja necessário.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).