Nos dias 19 e 20 de abril, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) promoveu a 1ª Parada Planejada de Segurança de Aviação de 2023. Instituído pelo Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha, o evento teve como objetivo a elevação do nível de consciência situacional de todos os envolvidos com operações aéreas na Área de jurisdição do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Palestras e Participação

No primeiro dia do evento, a programação contou com a participação de 100 militares das diversas Organizações Militares (OM) do Com5ºDN envolvidas em operações aéreas. Foram realizadas duas palestras sobre temas relevantes para a segurança de aviação.

A palestra “Segurança nas Operações SAR” foi ministrada pelo Instrutor de Voo da Aeronave H-60l Black Hawk da Força Aérea Brasileira, Primeiro Tenente Luiz Fernando Silva Alves. Na ocasião, foram abordadas diversas questões relativas à segurança em operações de Busca e Resgate (SAR).

Já a segunda palestra, intitulada “Condicionantes Psicofisiológicas do Voo Monomotor Sobre a Água nas Missões da Marinha do Brasil”, foi proferida pelo Imediato do EsqdHU-51, Capitão de Fragata Edilson Natalino da Silva. O Capitão discutiu as condições específicas e desafios de se operar voos monomotores sobre a água em missões da Marinha.

Segundo Dia de Evento

No dia 20 de abril, a programação voltou-se para o público interno do Esquadrão HU-51. O Sargento BMA Everton de Paula Tozi, da Força Aérea Brasileira, ministrou a palestra “Operação x Manutenção: Características de Operação e Manutenção Fora de Sede”. Esta palestra focou nos desafios e peculiaridades da operação e manutenção de aeronaves em locais distantes da base de origem.

Estes eventos demonstram o comprometimento contínuo do Esquadrão HU-51 com a segurança de aviação e a conscientização de todos os envolvidos nas operações aéreas sob sua jurisdição.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).