Equipe do navio durante manutenção no Farol Guaratiba

O Navio Hidroceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha” realizou, entre os dias 23 e 26 de janeiro, a Comissão “Sinalização Náutica Sudeste I”, na região oceânica do Rio de Janeiro (RJ). A missão atribuída ao meio foi de efetuar o abastecimento de óleo combustível do Farol Macaé e a manutenção dos Faróis Guaratiba e Marambaia. Também foram verificados os auxílios à navegação ao longo do percurso e na área de operações, observando o alcance luminoso dos faróis, faroletes e boias luminosas e a transmissão/recepção de auxílios eletrônicos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comissão contou, ainda, com o embarque de 15 alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, sendo 3 do sexo feminino e 12 do sexo masculino, além de 2 Oficiais instrutores do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). Os alunos acompanharam os diversos eventos da rotina de bordo e as atividades relacionadas às suas habilitações, Máquinas e Náutica.

alunos do ciaga acompanham adestramento de pirotecnicos
Alunos do CIAGA acompanham adestramento de pirotécnicos
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).