Presidente da Câmara Municipal de Lisboa recebe maquete do NE "Brasil"

Como parte das comemorações do Bicentenário da Independência, o Navio-Escola (NE) “Brasil” realizou, em Lisboa, na manhã do dia 7 de setembro, uma cerimônia cívico-militar, presidida pelo Encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil em Portugal, Ministro Conselheiro João Paulo Ortega Terra. A solenidade contou, ainda, com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Manuel Félix Moedas, de embaixadores de diversos países com os quais o Brasil tem sólidas relações diplomáticas, membros do governo português, oficiais do Alto Comando das Forças Armadas portuguesas, adidos brasileiros, autoridades locais e demais convidados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O NE “Brasil” chegou à capital de Portugal no dia 5 de setembro, por ocasião da XXXVI Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM). Durante a estadia no porto de Lisboa, os GM da turma Capitão de Fragata “Luís Barroso Pereira” visitaram a Escola Naval, o Museu de Marinha e o Mosteiro dos Jerônimos, em cumprimento ao programa de atividades extracurriculares.

gm da turma capitao de fragata luis barroso pereira em visita a escola naval
GM da turma “Capitão de Fragata Luís Barroso Pereira”
em visita à Escola Naval

Os GM também compuseram, ao lado de integrantes da Escola Naval, uma guarda de honra na cerimônia em homenagem aos navegadores portugueses, junto ao túmulo de Vasco da Gama, no mosteiro dos Jerônimos. O ato fez parte das celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil e dos 240 anos da criação da Companhia Real de Guardas-Marinha.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).