A Marinha do Brasil acionou sua estrutura logística e apoiará o transporte de oxigênio para os hospitais do Amapá. Essa ação é uma resposta imediata à declaração de estado de emergência em saúde pública feita pelo Governo do Estado, após surto de síndromes gripais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Neste sábado, dia 20/05, o Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, receberá dois tanques criogênicos com oxigênio, na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém-PA. Concluída a tarefa, o “Iguatemi” partirá imediatamente para a cidade de Santana-AP, com previsão de atracação em 48h.

Além do reforço em oxigênio, o navio também levará alguns equipamentos essenciais para ampliar o atendimento hospitalar no Amapá, incluindo um vaporizador atmosférico e um misturador de ar medicinal.

O objetivo principal dessa operação é reforçar a disponibilidade de oxigênio medicinal no Amapá, frente à elevada demanda decorrente do surto de síndromes gripais, a fim de evitar uma possível escassez do insumo.

Incorporado à Marinha do Brasil em 2018, o NApOc “Iguatemi” integra o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, subordinado ao Comando do 4o Distrito Naval (Com4oDN).

O NApOc “Iguatemi” é apto para desempenhar as seguintes tarefas: Apoio Logístico Móvel, Patrulha e Inspeção Naval, Busca e Salvamento e Minagem, possibilitando uma maior flexibilidade no planejamento e cumprimento das missões.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).