Em uma memorável demonstração de tradição e força, o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” escreveu mais uma página em sua história na 50ª Semana Internacional de Vela em Ilhabela (SIVI), evento realizado no litoral norte de São Paulo. Este evento emblemático marcou o início da Comissão “Brasil 2023”, cujo propósito é representar a Marinha do Brasil (MB) nos principais portos nacionais, difundindo a mentalidade marítima e fortalecendo os laços com a sociedade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Jornada Continua em Santos

De Ilhabela, o Cisne Branco seguiu para Santos, onde continuou sua missão de representação. Este navio de época, inspirado em veleiros clippers do século XIX, desempenha um papel vital em eventos náuticos nacionais e internacionais, servindo como um símbolo do Brasil e repositório das tradições marinheiras para a nossa Força Naval.

Os Destaques da Jornada

imagem 2023 07 29 063059142
“Cisne Branco” foi uma atração concorrida na 50ª edição da SIVI

A bordo do Cisne Branco, mais de 45 mil pessoas puderam vislumbrar a vida marítima em seis portos da região sul do país. O NVe ainda estampou sua majestosa presença na 50ª edição da SIVI, atraindo olhares de centenas de participantes de diversas classes e nacionalidades.

Uma dessas pessoas foi Thiago Baraçal, velejador e professor da Escola Municipal de Vela de Ilhabela “Lars Grael”, que expressou seu fascínio pelo Cisne Branco. Ele enfatizou a relevância da Marinha para a segurança e a influência que a presença do Cisne Branco e dos militares atletas tem sobre a mentalidade dos futuros velejadores.

A Emoção da Vida no Mar

imagem 2023 07 29 063123393
Primeiro-Sargento Agrício soma 1.400 dias de mar, em mais de duas décadas de profissão

Para os que vivem no Cisne Branco, a vida no mar é repleta de desafios e emoções. Agrício Andrade da Silva, Primeiro-Sargento de manobras e reparos, conta com orgulho seus mais de 1.400 dias de mar, enquanto o enfermeiro do navio, o Cabo Marcos Barbosa de Oliveira Júnior, compartilha a experiência de se tornar pai enquanto participava da comissão. Esses relatos humanizam a experiência da vida marítima e destacam a paixão que impulsiona os membros da tripulação do Cisne Branco.

Rumo ao Nordeste: Próximas Paradas do Cisne Branco

O Cisne Branco continuará sua jornada, fazendo paradas em diversos portos do Nordeste e Norte do país. Além disso, confirmou sua participação na Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno), considerada a maior regata oceânica da América Latina.

Ao fim de 2023, o Navio-Veleiro “Cisne Branco” terá participado dos três maiores eventos de regata a vela da América Latina, visitado mais de 20 portos nacionais e encantado milhares de brasileiros, fazendo-os sentir a beleza e a emoção da vida marítima.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).