Georgetown (Guiana) – Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, Militares do Exército Brasileiro participaram da IV Conferência Especializada do Ciclo XXXV  dos Exércitos Americanos (CEA), na Cidade de Georgetown. Os temas discutidos pelos representantes dos 09 países integrantes do evento foram o equilíbrio entre recursos disponíveis, novas tecnologias e oportunidades comerciais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A delegação brasileira foi chefiada pelo Secretário-Executivo da CEA, Coronel Eduardo d’Avila, que representou o Comandante do Exército Brasileiro e Presidente da Conferência, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

A Conferência foi  presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força de Defesa da Guiana, Coronel Omar Khan e ainda contou com a participação de militares da Secretaria-Executiva Permanente da Conferência dos Exércitos Americanos e um representante da 4ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, que compuseram os grupos de trabalhos para a obtenção de conclusões sobre o tema da conferência.

A conferência é um acontecimento sediado pelo Brasil no biênio 2022-2023, sendo a quarta vez que o Exército Brasileiro preside tal evento.

Fonte: Secretaria-Executiva Permanente da Conferência dos Exércitos Americanos

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).