O Navio-Escola “Brasil” zarpou da Base Naval do Rio de Janeiro carregando não apenas 182 Guardas-Marinha, mas também uma mensagem poderosa: a Marinha Brasileira está evoluindo. Pela primeira vez, mulheres do Corpo da Armada e de Fuzileiros Navais estão embarcadas, prontas para enfrentar os desafios do mar e mostrar que são tão capazes quanto seus colegas masculinos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Aprendizado em alto mar

A viagem, que se estende até dezembro, não é apenas um passeio. É uma intensa jornada de aprendizado. Durante quatro meses, esses jovens marinheiros terão aulas práticas sobre navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval. O Comandante do NE “Brasil”, Capitão de Mar e Guerra Caio Germano Cardoso, destaca que essa é uma “excelente oportunidade de aplicar, na prática, os conhecimentos teóricos recebidos na Escola Naval”.

Uma embaixada flutuante

Mais do que um navio de instrução, o NE “Brasil” é um representante do país. Ele atua como uma embaixada flutuante, fortalecendo laços com nações amigas e enriquecendo culturalmente seus tripulantes. Nesta edição, o navio visitará treze portos em onze países, incluindo destinos como Londres, Hamburgo, Istambul e Barcelona. Além dos brasileiros, a turma “Patriarca da Independência” conta com seis integrantes estrangeiros e representantes de diversas Marinhas amigas, como Argentina, Canadá, Chile e Japão.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).