Capitão de Mar e Guerra Maurício Barata Soares Coelho Rangel assume o cargo de forma interina

Capitão de Mar e Guerra Maurício Barata Soares Coelho Rangel assumiu o cargo de Chefe do Estado-Maior Interino do Comando do 4º Distrito Naval, em uma cerimônia realizada na terça-feira (25), na sede do Comando, em Belém (PA). Ele sucede o Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva Júnior, que estava no cargo desde abril de 2022. Essa mudança de comando traz novos ares à Marinha do Brasil, destacando a importância da renovação e da continuidade em uma instituição tão relevante para o país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Palavras de Entusiasmo e Gratidão

Durante a cerimônia, o Capitão de Mar e Guerra Coelho Rangel expressou sua gratidão e entusiasmo ao assumir o cargo. Para ele, assumir a chefia é motivo de grande entusiasmo, pois o insere novamente no Setor Operativo. Ele agradeceu à Marinha do Brasil pela oportunidade de exercer uma função de tamanha relevância. A emoção e a dedicação de Coelho Rangel ao assumir a chefia são indícios claros do compromisso e do entusiasmo que ele traz para sua nova função.

Dupla Responsabilidade

Até agosto, Coelho Rangel ainda acumulará o cargo de Comandante da Base Naval da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro. Isso mostra a sua versatilidade e capacidade de gerenciar múltiplas responsabilidades em um cenário desafiador.

O Papel do Estado-Maior na Marinha

O Estado-Maior, nas Forças Armadas, é o órgão composto por pessoal militar qualificado, cuja finalidade é assessorar o comandante no exercício do comando. De acordo com o Regimento Interno do Com4ºDN, o Chefe do Estado-Maior tem a função de assessorar o Comandante do 4ºDN em seus deveres funcionais, além de coordenar os trabalhos das Seções do Estado-Maior e demais elementos organizacionais a ele subordinados.

O cargo de Chefe do Estado-Maior é de suma importância, e com a chegada do Capitão de Mar e Guerra Coelho Rangel, espera-se uma gestão de sucesso e dedicação ao 4º Distrito Naval da Marinha.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).