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Partiu hoje do Porto do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), uma importante missão que envolve o Exército e a Marinha do Brasil. O objetivo da operação é duplo. Enquanto os militares da Força Terrestre são responsáveis pela logística para abastecer as guarnições de Barcelos e São Gabriel da Cachoeira, a Marinha, através do Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9), está encarregada de encontrar rotas de navegação mais seguras e econômicas pelos rios da Amazônia Ocidental.
Garantindo o Suprimento na Amazônia
Composto pelo Empurrador Querari e as Balsas Jaraqui e Xingú, o módulo logístico transporta cerca de 300 toneladas de suprimentos. A previsão é que a navegação do trecho de 2000 km, ida e volta, seja concluída em cerca de 30 dias. Esta operação garante que o Comando Militar da Amazônia permaneça em constante estado de prontidão, assegurando a defesa das nossas fronteiras e a preservação da soberania nacional.
Segurança e Eficiência na Navegação
Por outro lado, a Marinha do Brasil desempenhará um papel crucial realizando a batimetria do Rio Negro, que consiste no mapeamento do fundo dos rios. Este processo identifica possíveis obstáculos nas rotas de navegação, como pedras, diminuindo a possibilidade de naufrágios e encalhes das embarcações que navegam pelos rios nos períodos de seca. A descoberta de rotas mais seguras e eficientes facilitará a movimentação das nossas tropas e a distribuição de suprimentos, pessoal e ajuda humanitária nos locais mais remotos da Amazônia.
Marinha e Exército: A Serviço da Amazônia e do Brasil
A iniciativa conjunta da Marinha e do Exército demonstra não apenas suas competências profissionais e operacionais, mas também a interoperabilidade entre as Forças Armadas do país. É um trabalho conjunto em prol da Amazônia e do Brasil, com os militares utilizando meios modernos para alcançar a eficiência operacional e melhorar a vida daqueles que vivem e trabalham na região.
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