O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, presidiu, nesta quinta-feira (05), a solenidade de troca de comando na Marinha do Brasil. As cerimônias de assunção aos cargos nos comandos da Aeronáutica, na última segunda-feira (02), e do Exército, na sexta-feira passada (30), também foram prestigiadas com a presença do ministro.

Troca_Comando_MB.jpg

Na Marinha do Brasil, o novo titular do cargo é o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. Já o Exército passa a ser comandado pelo General de Exército Júlio Cesar de Arruda, e a Aeronáutica, pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Troca_Comando_EB.jpg

Renovação – Durante a solenidade desta quinta-feira, o Ministro da Defesa assinalou que a passagem de comando da Força Naval concluiu o processo natural de renovação dos três comandantes das Forças Armadas. “A cerimônia marca este dia como a data da mais alta relevância para o nosso País, pois são garantidas as condições necessárias para a condução estratégica e para o prosseguimento dos avanços”, declarou.

Troca_Comando_FAB.jpg

Na ocasião, José Múcio Monteiro Filho também reafirmou seu compromisso à frente do Ministério. “Renovo minha gratidão ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pela indicação de meu nome para a nobre e desafiadora missão de conduzir a Defesa, onde terei, entre outras preocupações, especial atenção aos homens e mulheres das Forças Armadas, que decidiram servir à Pátria independentemente dos sacrifícios pessoais e familiares impostos pela vida militar”, frisou.

Por Suellen Siqueira e Rayane Bueno
Fotos: Antônio Oliveira

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).