O Ministério da Defesa promoveu, nesta terça-feira (7), mais uma atividade voltada para a governança estratégica na área de defesa. A Oficina de Levantamento de Megatendências e Sementes de Futuro – Cenários de Defesa 2040 ocorreu na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF), com a participação de 23 instituições vinculadas ao Ministério.

blank

O evento contou com a abertura do Assessor Especial de Planejamento do Ministério da Defesa, General de Brigada R1 Fernando Marques de Freitas, que ressaltou a importância de estudos prospectivos e análises consistentes voltados para as megatendências. Desde 2018, o Ministério tem implementado um modelo de governança no setor de defesa, que engloba as três Forças Armadas e tem como objetivo construir um conhecimento que será utilizado pelos gestores de decisão do MD.

Durante o evento, a Professora Elaine Marcial, da Universidade Católica de Brasileira (UCB), realizou uma palestra sobre Cenários e Megatendências, destacando a importância do planejamento de cenários como ferramenta para imaginar ambientes futuros alternativos, plausíveis, consistentes e possíveis. A construção de cenários consiste em uma descrição consistente sobre o futuro, com sequências hipotéticas de eventos futuros plausíveis, possíveis, coerentes, relevantes e críveis, que permitem passar da situação original para a situação futura.

O evento contou ainda com atividades em grupo e continuará nesta quarta-feira (8), com a apresentação dos trabalhos e palestra sobre Cenários e Sementes de Futuro e apresentação da dinâmica para o levantamento das sementes prospectivas.

Com essa iniciativa, o Ministério da Defesa busca fortalecer a governança estratégica na área de defesa, promovendo estudos prospectivos e análises consistentes voltados para as megatendências, para que possa se preparar de maneira adequada e assertiva para os cenários futuros em defesa do país e de sua população.