O Departamento de Engenharia e Construção (DEC) realiza, nos dias 3 e 4 de novembro, o 1º Simpósio do Exército Brasileiro de Geração de Energia Renovável por Fonte Solar. Cerca de 800 pessoas se inscreveram para acompanhar o evento de forma virtual, e outras 100, na modalidade presencial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A abertura foi realizada pelo Chefe do DEC, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, que destacou o desafio dos Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) para conseguir uma solução prática na disponibilidade de energia elétrica 24 horas por dia. “O objetivo é que avancemos cada vez mais na matriz energética de fonte solar”, reforçou o General Arruda.

O simpósio tem a participação de palestrantes civis e militares de diferentes órgãos federais e empresas privadas, com apresentações distribuídas em seis painéis. No primeiro dia, foram discutidos cases de sucesso com sistemas on-grid, inovações tecnológicas e geração heliotérmica. A programação do segundo dia de evento conta com painéis sobre sistemas de armazenamento de energia, sistemas off-grid e viabilidade de projetos.

Os interessados em participar de forma virtual do segundo dia de simpósio podem se inscrever no link: https://eventos.congresse.me/eb_energiarenovavel/

Fonte: CCOMSEx
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).