Entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, o 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL) recebeu uma equipe do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx), com sede no Rio de Janeiro (RJ), para aplicação do teste físico operacional (TFO) nos militares da companhia que participarão do exercício combinado de adestramento em parceria com o Exército dos Estados Unidos da América, a ocorrer no segundo semestre deste ano, no Joint Readiness Training Center-JRTC, um Centro de Treinamento e Preparação Conjunta, com sede em Fort Polk – Louisiana (EUA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade, incluída como assessoramento técnico do IPCFEX ao Comando de Operações Terrestres (COTER), coordenador da preparação da tropa, teve como objetivo avaliar o desempenho dos militares nas principais demandas físicas necessárias para o combate, servindo, ainda, de apoio à decisão no processo de seleção dos militares e na elaboração de um Plano de Treinamento específico.

Além do TFO, foram realizadas tanto avaliações da composição corporal e dos níveis de força como dos níveis de força de preensão manual, escapular e membros inferiores dos militares.

A Companhia CORE, um acrônimo da expressão Combined Operations and Rotation Exercises, é composta por militares do 5º e do 6º Batalhões de Infantaria Leve.

Fonte: 5º BIL

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).