A Diretoria de Portos e Costas (DPC) coordenou, no período de 4 de agosto a 15 de setembro, o Estágio de Qualificação na Autoridade Marítima brasileira, para quatro militares do Timor Leste. O estágio teve como objetivo qualificar o grupo para o desempenho de funções no futuro Sistema de Autoridade Marítima daquele país, bem como no Centro de Operações Marítimas do Timor Leste.

Diretor de Portos e Costas entrega lembrança à comitiva do Timor Leste

A instrução dos militares timorenses ocorreu em diversas Organizações Militares da Marinha e compreendeu ensinamentos teóricos e atividades práticas. Durante o período do estágio o grupo conheceu a rotina de atuação da DPC, da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz) e da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ).

Com esta iniciativa, a Marinha pôde contribuir de forma decisiva na formação de militares da Autoridade Marítima Timorense, estreitando os laços de amizade e cooperação entre o Brasil e o Timor Leste.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Diretor de Portos e Costas recebe da comitiva do Timor Leste estola, símbolo de gratidão do país
Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui