Google News

Com o propósito de contribuir para o desenvolvimento do sistema de manutenção aplicado aos Navios de Superfície, foi realizado o 1º Seminário de Manutenção do Comando da Força de Superfície, no período de 6 a 8 de abril. O seminário contou com onze palestras, proferidas por Comandantes de Navios e diferentes agentes nos processos de manutenção: oficiais, praças e servidores civis, professores e instrutores de Centros de Instrução e de organizações militares apoiadoras, que compartilharam suas experiências e os diferentes enfoques que o tema abrange.

Os tópicos abordaram desde os preparativos e aprendizados com os períodos de manutenção geral de navios como o Navio-Escola “Brasil”, o Navio-Veleiro “Cisne Branco”, Navio de Desembarque de Carros de Combate “Mattoso Maia” e Fragata “Rademaker”, passando pelos importantes processos de obtenção de sobressalentes e de gerenciamento de projetos e ciclos de vida, até os novos sistemas didático-pedagógicos postos em prática pelo sistema de ensino da Marinha, tendências de manutenção e as dificuldades de implementação.

A iniciativa de realização do 1º Seminário de Manutenção foi pautada como um dos eventos comemorativos do 25º aniversário do Comando da Força de Superfície, tendo como lema: “Manutenção em Melhoria Contínua”. Como resultado, viu-se a realização de um grande fórum para o compartilhamento de experiências e de conhecimentos, permitindo a análise crítica e o debate de ideias e de práticas, em diferentes perspectivas, que contribuíram para a troca de informações entre os setores envolvidos na manutenção, para o desenvolvimento progressivo dos processos e para a integração dos profissionais que atuam nas manutenções dos Navios de Superfície.

blank
Praças Instrutores após a realização da apresentação sobre os novos processos didático-pedagógicos para formação técnica em manutenção

Nas palestras, realizadas no auditório do Comando da Força, foram respeitados os protocolos sanitários exigidos pela situação epidemiológica atual, mas suas transmissões, via webex, alcançaram 74 diferentes pontos de recepção, ao longo do território nacional, abrangendo, além dos Navios da Força, os Comandos e Navios Distritais, as Escolas e Centros de Instrução, assim como as organizações militares prestadoras de serviços e diretorias especializadas, o que garantiu o êxito do seminário nesta primeira edição.

Em breve, as palestras e os debates realizados estarão disponíveis para download no site do Comando da Força de Superfície. E, para os próximos anos, pretende-se dar continuidade aos Seminários de Manutenção, congregando os diferentes atores do Sistema de Manutenção da Marinha, assim como membros da Academia e da Indústria.

Fonte: Marinha do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui