O Projeto de Apoio à Família Militar do Subprograma Escola de Sargentos do Exército (PASFAM), representado pelo gerente do projeto, Cel R/1 Ordonho, realizou uma visita às Organizações Militares (OM) envolvidas na elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). A interação aconteceu no 7º Depósito de Suprimento (7º D Sup), no Hospital Militar de Área do Recife (HMAR) e no Colégio Militar do Recife (CMR) com o objetivo de apresentar orientações ao Comando das Unidades que facilitarão o planejamento e a elaboração do EVTEA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Orientações para o planejamento do EVTEA

O objetivo da visita foi orientar as OM envolvidas na elaboração do EVTEA, que é um estudo que visa a analisar a viabilidade técnica, econômica e ambiental de um projeto. Para isso, foram apresentadas orientações para facilitar o planejamento e a elaboração do estudo. Participaram da visita, além do Cel R/1 Ordonho, o Maj Queiroz, da CRO/7 e subchefe da Comissão Especial de Obras (CEO), e o 1º Ten Renato Arruda, da CRO/7.

Importância da elaboração do EVTEA

A elaboração do EVTEA é uma etapa importante para a realização de projetos, pois é a partir dele que se pode analisar a viabilidade técnica, econômica e ambiental de uma iniciativa. Além disso, é necessário cumprir com as normas ambientais e com as exigências legais para a execução do projeto. Com a visita às OM envolvidas, o PASFAM busca garantir que o planejamento e a elaboração do estudo sejam feitos da melhor forma possível, cumprindo com as exigências e normas, e facilitando a realização dos projetos.

gerencia ese 1  gerencia ese 2

 gerencia ese 3  gerencia ese 4

gerencia ese 5  gerencia ese 6

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).