Em um período que se estendeu de 18 de setembro a 10 de outubro de 2023, Campo Grande e Bandeirantes, ambas cidades situadas no Mato Grosso do Sul, foram palco de um treinamento de alta complexidade. Quatro militares do Exército Brasileiro (EB) se dedicaram intensamente à formação operacional de Guia Aéreo Avançado (GAA), uma especialização que os capacita a conduzir aeronaves em missões críticas, tanto durante o dia quanto à noite.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Integração entre Forças Armadas

Snapinsta.app 387819761 334757819316974 3082905654182686775 n 1080

O Exercício Conjunto Nuntius 2023, conduzido pela Força Aérea Brasileira, não apenas focou na formação dos militares do EB. Foi uma oportunidade única de integração entre as Forças Armadas do país. Militares da Marinha do Brasil e da própria Força Aérea juntaram-se aos do Exército para colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos. Juntos, realizaram missões de Ataque e de Apoio Aéreo Aproximado, demonstrando a capacidade de atuação conjunta e coordenada das nossas forças de defesa.

Missões Diversificadas e Estratégicas

O treinamento de GAA não é apenas mais uma formação no vasto leque de especializações militares. Ele tem um propósito claro: habilitar os militares para atuações em diferentes cenários e missões. Seja em Operações Especiais, que exigem precisão e habilidades táticas avançadas, ou em apoio a Unidades Convencionais das Forças Singulares, a formação em GAA destaca a versatilidade e a prontidão do Exército Brasileiro.

Preparação para o Futuro

Snapinsta.app 387792212 334757849316971 6091149889074710203 n 1080

O Exercício Conjunto Nuntius 2023 é um reflexo do compromisso contínuo das Forças Armadas Brasileiras em manter seus militares preparados para os desafios do presente e do futuro. Em um mundo em constante mudança, a capacidade de adaptação e a busca por novos conhecimentos são essenciais. E, como demonstrado neste treinamento, o Brasil está no caminho certo para garantir sua segurança e soberania.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).