Tripulação da ERMCN em formatura durante cerimônia do Dia das Comunicações Navais

No dia 28 de março, a Estação Radiogôniométrica da Marinha em Campos Novos (ERMCN) realizou uma cerimônia alusiva ao Dia das Comunicações Navais, na sua sede, na região de Cabo Frio (RJ). O evento contou com a presença do Comandante da ERMCN e teve como objetivo relembrar fatos históricos relacionados às comunicações na Marinha do Brasil (MB) e homenagear o patrono das Comunicações Navais, o Vice-Almirante Tácito Reis de Moraes Rego.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cerimônia em comemoração ao Dia das Comunicações Navais

A cerimônia teve início com a leitura da ordem do dia e a execução do Hino Nacional. Na sequência, o Comandante da ERMCN proferiu palavras ressaltando a importância do trabalho das Comunicações Navais na MB e sua eficácia ao longo dos anos. Durante a solenidade, a tripulação realizou uma evolução em formatura formando as letras “CN”, referente às Comunicações Navais e “PWR-33”, que se refere ao indicativo internacional da ERMCN.

Homenagem ao patrono das Comunicações Navais

download 1
Militares da ERMCN realiza evolução formando as letras “CN” e “PWR-33”

O Dia das Comunicações Navais foi instituído em 1° de setembro de 2008, tendo como objetivo relembrar fatos históricos relacionados às comunicações na MB e homenagear o patrono das Comunicações Navais, o Vice-Almirante Tácito Reis de Moraes Rego. Durante sua carreira, Moraes Rego dedicou-se à instalação de diversas estações rádio em navios e Organizações Militares de terra, contribuindo significativamente para o desenvolvimento das comunicações na Marinha do Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).