No dia de hoje, ao celebrarmos o Dia do Marinheiro, relembrar os feitos dos heróis do passado constitui um sólido exercício de patriotismo, motivo pelo qual exaltamos aquele que caracterizou a própria história da Marinha em seu tempo, o Almirante Tamandaré.

Consagrado Herói da Pátria, exemplo de coragem e altruísmo, participou com notável bravura das lutas em defesa dos interesses nacionais nos rios e mares, contribuindo decisivamente para a nação-continente de que hoje nos beneficiamos.

Desta forma, é com orgulho de ser brasileiro que me dirijo aos cerca de 80 mil militares e civis que, espelhando-se no exemplo e inspirados pela memória de seu Patrono, dão prova diária de honradez no cumprimento de seus deveres constitucionais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No fiel compromisso de estar pronta onde e quando for necessário, a Marinha do Brasil permanece como uma Força Naval moderna e compatível com a estatura político-estratégica do país, contribuindo para a defesa da nossa soberania e salvaguarda dos interesses nacionais, pautada nos anseios da sociedade brasileira.

Cabe reconhecer, igualmente, o destacado papel da Marinha como instrumento para alavancar o crescimento econômico, científico e tecnológico do nosso país, contribuindo para a geração de renda e empregos de qualidade para milhares de brasileiros. Tal afirmativa se ampara no desenvolvimento, ao longo dos anos, de diversas iniciativas nesses campos, dentre as quais releva ressaltar o avanço do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, além da continuidade das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Nuclear da Marinha.

Ainda nesse sentido, o franco progresso do Programa Fragatas “Classe Tamandaré” se reveste de fundamental importância para o Brasil, ao contribuir para o desenvolvimento econômico e social, além de fomentar o avanço tecnológico de nossa Base Industrial de Defesa. Em 2021, este Programa teve a inauguração, em Itajaí, de um Escritório de Fiscalização, e almeja, para o próximo ano, iniciar a construção do primeiro de uma série de quatro Navios, a Fragata “Tamandaré”, que será o quarto navio da Marinha a ostentar o nome de seu Patrono.

A Marinha do Brasil contribui, ainda, para o melhor posicionamento do País no cenário internacional, uma vez que, no decorrer dos anos, angariou respeito e solidificou sua influência junto às principais Marinhas do mundo, tendo se destacado por sua participação em diversas operações multilaterais, realizadas com o intuito específico de mitigar as ações de pirataria nas costas da África.

Cabe, também, ressaltar a importância da presença brasileira na Antártica. Presente desde 1982, nossa Força Naval envida esforços diuturnos naquele continente gelado, de forma a contribuir para a continuidade das pesquisas científicas e garantir a participação do Brasil nos fóruns internacionais que tratam sobre os assuntos atinentes a essa importante região do nosso planeta.

Recentemente, em outubro de 2021, tive a excelente oportunidade de, embarcado no Navio- Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, participar do anúncio da melhor oferta para construção do novo Navio de Apoio Antártico, que representará um importante passo para o desenvolvimento da indústria naval, gerará empregos diretos e indiretos aos brasileiros, além de demonstrar um claro sinal de valorização da estrutura de nossos estaleiros.

Senhoras e senhores, o Brasil confia em sua Marinha. A presença dos marinheiros tanto em águas marítimas, quanto em águas fluviais, além de potencializar o esforço de prospecção econômica e de desenvolvimento do Brasil, garante as condições necessárias à manutenção de nossa soberania, à proteção de nosso povo e à preservação de nossas riquezas.

Ao encerrar esta mensagem, seguro da capacidade e do comprometimento da Marinha do Brasil, apresento meus cumprimentos a todos os Marinheiros, Fuzileiros Navais e Servidores Civis de ontem e de hoje, que, incansavelmente, trabalharam e continuam a trabalhar em prol desta valorosa Instituição do nosso Brasil, transmito, por fim, o reconhecimento, a admiração e a confiança deste Presidente da República e de toda a Nação brasileira.

Viva a MINHA, a SUA, a NOSSA Marinha!

Deus, Pátria, Família!

JAIR MESSIAS BOLSONARO
Presidente da República Federativa do Brasil

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).