Na última sexta-feira (10), o Ministério da Defesa (MD) realizou a cerimônia de premiação da Medalha Mérito Desportivo Militar. A honraria é concedida a militares e civis brasileiros e estrangeiros, organizações militares e instituições civis nacionais e estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do País. Ao todo, 78 personalidades civis e militares e três organizações militares foram agraciadas com a medalha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a solenidade, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, elogiou a atuação das Forças Armadas em prol do desenvolvimento do esporte no país, destacando as competições internas que unem os quadros militares e aprimoram a capacidade de enfrentar desafios e competir com respeito e lealdade.

c5208d41 575d 437b b0d5 c1b122d41115

A criação da Medalha Mérito Desportivo Militar se deu por meio do Decreto nº 5.958 de 7 de novembro de 2006 e tem como objetivo reconhecer e premiar aqueles que contribuem para o desenvolvimento do esporte militar no país, bem como apoiar o MD no cumprimento de suas missões constitucionais.

Estiveram presentes na cerimônia o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, além de outras autoridades civis e militares.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).