No último domingo, o Sest Senat em Duque de Caxias foi palco de um evento que celebrou o esporte e o talento dos jovens: o Torneio de Encerramento de Judô da Região da Baixada Fluminense. Organizado pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, o torneio contou com a participação de diversos atletas, incluindo os alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conquistas Memoráveis

Os jovens do PROFESP não apenas participaram, mas também brilharam na competição. Eles enfrentaram adversários de agremiações renomadas no cenário nacional e mostraram que a dedicação, o treinamento e a paixão pelo judô podem levar a resultados impressionantes. Aqui estão algumas das conquistas notáveis dos alunos:

  • Sub 15 masculino – Ligeiro
    Medalha de ouro – João Pedro de Jesus Lima
  • Sub 15 masculino- Meio Médio
    Medalha de bronze – Marcos Vinicius Duarte de Souza
  • Sub 15 masculino – Médio
    Medalha de ouro – Davi Felipe Da Silva Coelho
  • Sub 15 feminino- Médio
    Medalha de bronze – Gabriela Cordeiro de Sena
  • Sub 15 feminino – Meio Pesado
    Medalha de prata – Mylenna Borges Oliveira
    Medalha de bronze – Emanuele dos Santos de Oliveira de Pinho
  • Sub 18 masculino – Ligeiro
    Medalha de bronze – Matheus dores rodrigues dos santos
  • Sub 18 feminino – Meio Leve
    Medalha de ouro – Luciana Gonçalves da Silva
  • Sub 18 masculino – Leve
    Medalha de prata – Erick Pedro Ferreira Patrício
  • Sub 18 feminino – Meio Pesado
    Medalha de bronze – Vitória Estefani Teófilo da Conceição
  • Sub 18 masculino – Pesado
    Medalha de ouro – Gabriel Vilas Boas Silvestre da Silva
  • Sub 21 masculino – Ligeiro
    Medalha de prata – Victor dos santos Gomes

 

Mais do que Esporte

O judô é mais do que apenas uma competição para esses jovens. É uma arte marcial que ensina disciplina, respeito e determinação. A equipe de judô do PROFESP treina com afinco semanalmente, e os resultados são evidentes não apenas nas competições, mas também no crescimento pessoal de cada aluno.

Sobre o PROFESP

O PROFESP é uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pelas Forças Armadas. O programa tem como objetivo oferecer atividades esportivas, educacionais, culturais e psicossociais para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Através do esporte e da educação, o programa busca proporcionar novas oportunidades e um futuro mais brilhante para os jovens brasileiros.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).