Rio de Janeiro (RJ) – No dia 15 de dezembro, ocorreu a solenidade de passagem de chefia da Agência de Gestão e Inovação Tecnológica (AGITEC), na qual o Coronel Aldélio Bueno Caldeira transmitiu o cargo ao Tenente-Coronel Erick Braga Ferrão Galante.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento foi presidido pelo Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (EPDI) do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Divisão Robson Santana de Carvalho, e contou com as presenças do General de Divisão Veterano Hildo Vieira Prado Filho, antigo Vice-Chefe do DCT, do Chefe do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), General de Brigada Armando Morado Ferreira, do Comandante do Instituto Militar de Engenharia(IME), General de Brigada Juraci Ferreira Galdino, antigo Chefe da AGITEC, do Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro, Engenheiro Luiz Antonio Cosenza, e demais autoridades civis e militares, além de familiares e amigos.

A cerimônia começou com a inauguração do retrato do Coronel Aldélio, que ficará permanentemente na Galeria dos Antigos Chefes da Agência. Na oportunidade, o Tenente-Coronel Galante, Chefe substituto, proferiu algumas palavras homenageando o Coronel Aldélio que se despede, cumprimentando-o por sua liderança a frente da AGITEC, e por todas as nobres realizações em prol do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx). Na ocasião foram entregues ao Coronel Aldélio a Insígnia de Comando e uma placa de despedida.

Na sequência, foi realizada a formatura militar de transmissão do cargo com a leitura do elogio ao chefe sucedido, leitura do currículo do Tenente-Coronel Galante e a passagem solene do cargo.

Durante a leitura da referência elogiosa ao Chefe sucedido, o General de Divisão Robson expressou sua gratidão pela prestimosa assessoria, inestimável colaboração e dedicação, além de desejar êxito em sua nova missão. “… parabenizo pela dedicação e profissionalismo na superação dos desafios inerentes ao Comando, por conjugar conhecimento e objetividade, pelo assessoramento técnico preciso, que nortearam o seu trabalho, reforçando o valor da AGITEC como uma Organização Militar indispensável ao Exército Brasileiro na Era do Conhecimento”, relatou o General.

Fonte: Agência de Gestão e Inovação Tecnólogica

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).