Nos dias 26 e 27 de setembro, uma experiência única aguardava 169 Marinheiros-Recrutas. A bordo do Navio-Patrulha “Guaratuba” e do Aviso de Patrulha “Dourado”, esses jovens tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o que aprenderam em sala de aula. Acompanhados por seis instrutores dedicados, essa Viagem de Instrução teve como propósito enriquecer os conhecimentos adquiridos durante o ciclo escolar na Escola de Formação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Descobrindo os Segredos dos Navios

Para muitos, foi a primeira vez a bordo de um navio de grande porte. Com olhos curiosos e atentos, os Marinheiros exploraram os principais compartimentos dessas embarcações. Conheceram o Tijupá, a Praça de Máquinas, o Passadiço, o Centro de Informações de Combate (CIC) e o Centro de Controle de Máquinas (CCM). Mas não foi só isso. Eles também tiveram a honra de participar do cerimonial à Bandeira e observar de perto as fainas de desatracação, atracação e navegação em águas restritas. Além disso, receberam orientações valiosas sobre navegação, propulsão, geração de energia e as tradicionais fainas marinheiras.

A Missão dos Navios-Patrulha

Os navios que acolheram esses Marinheiros-Recrutas têm uma missão nobre. Subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, essas embarcações são responsáveis por ações de patrulha naval, inspeção naval, salvaguarda da vida humana no mar e, principalmente, proteção das águas jurisdicionais brasileiras. Tudo isso para garantir a segurança e soberania do nosso país.

Formando os Defensores das Águas Brasileiras

Essa viagem não foi apenas uma simples instrução. Foi uma oportunidade de moldar o caráter, a determinação e a paixão desses jovens pelo mar e pelo Brasil. Ao retornarem para a Escola de Formação, eles não são apenas Marinheiros-Recrutas, mas sim futuros defensores das águas brasileiras, prontos para enfrentar os desafios que virão pela frente.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).