A Escola de Guerra Naval (EGN), no dia 24 de maio, celebrou a conclusão da terceira turma do Curso Eventual sobre “Fundamentos dos Jogos de Guerra”. Este curso, pioneiro entre as Forças Armadas, destacou-se pela maneira revolucionária de encarar os desafios estratégicos e operacionais no contexto militar. Por meio da metodologia de “Jogos de Guerra”, o curso abordou os elementos essenciais desse modelo, desde a fase de especificação até a execução e a análise. O ambiente propício para o aprendizado foi garantido pela diversidade dos participantes, que incluíram militares de diferentes áreas de atuação na Marinha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Formato e Estrutura do Curso

Ao longo de três dias, os estudantes passaram por três módulos, todos conduzidos no formato de aulas presenciais. O design do curso foi estruturado para ampliar o conhecimento dos participantes na prática dos Jogos de Guerra, um conceito que tem sido cada vez mais valorizado em contextos onde é necessário analisar e resolver problemas complexos. A experiência e a competência dos instrutores, os Capitães de Mar e Guerra (RM1) Marcelo William Monteiro da Silva e Alexandre Tito dos Santos Xavier, contribuíram significativamente para o alto padrão de qualidade das aulas.

O Público-Alvo do Curso

A proposta do curso é destinada a profissionais que se confrontam diariamente com a resolução de problemas complexos, como os militares que guarnecem os Estados-Maiores. A abordagem dos Jogos de Guerra não se limita à teoria, mas oferece uma aplicação prática que possibilita aos participantes compreender como as técnicas e estratégias aprendidas podem ser utilizadas em seus contextos de trabalho.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).