Contra-Almirante Garriga e o Dr. Paulo Nobre conduzem as discussões sobre o SisMOM

O Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz) recebeu, em 30 de novembro, a visita de uma comitiva do Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais (INPE), composta pelo Coordenador Geral do Sistema Multiusuário de Detecção, Previsão e Monitoramento de Derrame de Óleo no Mar (SisMOM), Dr. Paulo Nobre, e demais pesquisadores encarregados da especificação do sistema. A comitiva foi recebida pelo Comandante do COMPAAz, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires. Durante a visita foram conduzidas discussões sobre a parceria entre a Marinha do Brasil (MB) e o INPE, que contribuirá para o estabelecimento do SisMOM.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

blank
Comitiva do INPE com militares do COMPAAz

Esse Sistema, que será coordenado pelo INPE e implementado com recursos da FINEP, visa à ampliação da capacidade de detecção de óleo no mar, prevenção de impactos, formulação de “ações de resposta” tempestivas, bem como a mitigação de danos, funcionando como um sistema de apoio à decisão e à vigilância da Amazônia Azul. O SisMOM integrará esforços por meio da atuação interagências, contando com a participação do INPE, de representantes da comunidade científica e da Marinha, utilizando-se para isso, de algoritmos de inteligência artificial, de imagens satelitais, bem como de dados de campo e prognósticos numéricos do oceano e da atmosfera, empregados para a detecção de navios e de manchas de óleo no mar.

O COMPAAz tem contribuído na coordenação da coleta, análise e classificação do tráfego marítimo de interesse no Atlântico sul, acompanhando em todo o tempo, os episódios de ressurgimento de resíduos oleosos que vêm ocorrendo no litoral do Nordeste brasileiro.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).