Recife (PE) – O Comando Militar do Nordeste realizou, entre os dias 29 e 30 de março, o I Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos. A atividade realizada no Centro de Turismo e Lazer Sesc Guadalupe, no município de Sirinhaém, reuniu mais de 400 participantes, contando com a participação de empresários, representantes do governo estadual, pesquisadores, além de reitores, vice-reitores e pró-reitores dos principais estabelecimentos de ensino superior da região Nordeste.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na abertura do evento, o General Richard enfatizou a importância da iniciativa: “está claro que há interesses comuns que podem ser trabalhados em redes de parceria e isso é fundamental para uma instituição como o Exército Brasileiro, nacional e permanente, que precisa pensar estrategicamente o futuro”.

Entre os temas abordados, merecem ser destacados o conceito de Sustentabilidade, Amazônia, fronteiras tecnológicas e inovação aberta, além da Escola de Sargentos do Exército, que será construída na região metropolitana do Recife, com o emprego dos conceitos mais atuais de proteção ao meio ambiente.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).