Ação conjunta visa levar atendimentos em saúde a áreas remotas do Pará

No dia 2 de março, representantes da Universidade Estadual do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) visitaram o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte em Belém (PA). A comitiva foi recebida pelo Comandante do Grupamento, Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, e pelo Encarregado do Grupo de Recebimento do Navio de Assistência Hospitalar “Anna Nery”, Capitão de Corveta Leonardo Siqueira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O encontro teve como objetivo iniciar as tratativas para a realização da Operação de assistência médico-hospitalar “Pará 2024”, que será realizada a bordo do Navio “Anna Nery”. A operação tem como meta atender a 29 municípios paraenses com uma equipe de 27 profissionais de saúde, entre militares e civis. O Navio está sendo construído em um estaleiro em Manaus (AM) e deverá estar à disposição para atender à área de jurisdição do 4º Distrito Naval no primeiro semestre de 2024.

Participaram da reunião a reitora em exercício da Uepa, Ilma Pastana Ferreira, o Diretor de Relações Institucionais e Sociais da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, Durbens Martins Nascimento, e a Diretora Técnica da Sespa, Carla Fernandes Figueiredo Mello.

A iniciativa tem como objetivo prestar assistência médico-hospitalar à população dos municípios paraenses, garantindo o acesso a serviços de saúde de qualidade e contribuindo para o bem-estar da população. A operação deve contar com a participação de profissionais qualificados, além de uma estrutura adequada e moderna para atendimento médico-hospitalar.

As instituições envolvidas no projeto demonstraram entusiasmo em relação à parceria e destacaram a importância da iniciativa para a região. A realização da operação será fundamental para atender às demandas de saúde da população dos municípios paraenses e contribuir para o desenvolvimento da região.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).