Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) apoiou a 33ª edição da Regata internacional Recife-Fernando de Noronha (REFENO), que ocorreu entre os dias 24 e 28 de setembro. Considerada um dos maiores eventos náuticos da América do Sul, a travessia de 545 quilômetros até o Mirante do Boldró reuniu 81 veleiros e mais de 600 tripulantes.
Antes da Regata, a CPPE atuou na inspeção de todas as embarcações inscritas na competição, visando garantir o cumprimento das condições de segurança da navegação, de salvaguarda da vida humana no mar e de prevenção da poluição hídrica. Equipes de inspeção naval da CPPE verificaram coletes e balsas salva-vidas, extintores de incêndio, documentação regularizada das tripulações e embarcações, equipamentos de navegação e comunicações, entre outros itens.
Seguindo a programação de ações de salvaguarda da vida humana no mar, o Navio-Patrulha (NPa) “Macau” e o NPa “Graúna”, subordinados ao Comando do 3º Distrito Naval, foram disponibilizados para acompanhar o trajeto de cerca de 300 milhas náuticas até o Arquipélago de Fernando de Noronha. E na largada, a fim de garantir a segurança do tráfego aquaviário no Marco Zero, duas embarcações da CPPE, LAEP-10 “Beijupirá” e Flexboat “Itamaracá”, auxiliaram na saída dos veleiros.
Após a partida, o Centro de Coordenação e Controle da Autoridade Marítima (CCCAM) da CPPE, por meio dos sistemas de monitoramento Spot, InReach e Iridium Go, acompanhou as 81 embarcações por meio de um mapa, chamado de Tracking, com informações sendo geradas em tempo real via satélite.
A REFENO é promovida pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco. A largada ocorreu no dia 24 de setembro, no Marco Zero, em Recife (PE), com a participação da Banda de Música da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco. O vencedor desta edição foi o veleiro “Aventureiro 4”, que conquistou o troféu de Fita Azul ao chegar no Mirante do Boldró, no Arquipélago de Fernando de Noronha.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395