Cv “Caboclo” reboca a embarcação apreendida Mestre Alípio

A Corveta (Cv) “Caboclo” realizou, na primeira quinzena de agosto, ações de Patrulha Naval (PatNav) no limite da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e o reabastecimento do Radiofarol de Abrolhos. A missão teve como objetivo contribuir para a segurança da navegação na região do arquipélago e para a manutenção da pesquisa científica em um dos principais berçários das baleias jubarte no Atlântico Sul.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Após reabastecer Abrolhos, a “Caboclo” resgatou um pescador desaparecido nas proximidades de Caravelas e Nova Viçosa, na Bahia. Em seguida, cumpriu atividade de fiscalização da ZEE, chegando ao porto de Maceió. No retorno a Salvador (BA), a Corveta “Caboclo”, em apoio à Capitania dos Portos de Sergipe, realizou o reboque da embarcação “Mestre Alípio”, apreendida com entorpecentes em março deste ano, para a Base Naval de Aratu.

A versatilidade e prontidão operativa da Corveta “Caboclo” permitem a consecução do compromisso no Navio em atuar nas atividades de Patrulha Naval, Inspeção Naval, operações de Busca e Salvamento, e de contribuição para o Serviço de Segurança do Tráfego Aquaviário.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).