Durante o curso foi ministrada aula prática sobre itens de sobrevivência e manejo de artefatos pirotécnicos a bordo de embarcação pesqueira

A Agência da Capitania dos Portos em Aracati (AgAracati) realizou, no dia 24 de outubro, a cerimônia de encerramento do Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional – Nível 1 (CFAQ-POP 1/MOP 1), no município de Icapuí (CE).

Durante o curso, realizado no período de 28 de setembro a 13 de outubro, foram ministradas aulas sobre atividade da pesca, condução e operação de embarcação, sistema de propulsão a motor diesel, primeiros socorros, técnicas de sobrevivência pessoal, prevenção e combate a incêndio e segurança em operações de embarcação. Os alunos participaram, ainda, de ação de recolhimento de lixo às margens do mangue da Barra Grande, como parte da disciplina de conscientização e preservação ambiental.

Em decorrência da pandemia, foram implementadas medidas de prevenção para realização do curso, como a redução do número de vagas, uso obrigatório de máscaras, higienização e verificação da temperatura corporal dos alunos, distanciamento social e desinfecção diária do local.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“A parceria com a Marinha beneficiou os pescadores Icapuienses, que estavam esperando por essa oportunidade, pois muitos acabavam atuando sem a documentação, mas agora poderão navegar com maior segurança em suas embarcações”, destacou o Presidente da Colônia de Pescadores de Icapuí, Adailton José.

No encerramento, foram entregues os Certificados e as Cadernetas de Inscrição e Registro aos 30 novos aquaviários, credenciados para exercerem suas atividades profissionais com segurança no mar.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).